O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.
Este ano, esta atividade que já vem sendo habitual, volta a divergir um pouco do que se tem feito. Assim, os nossos convidados irão entrar no mundo do seu autor preferido e fazer uma viagem pela sua vida e a sua obra.
Como sempre, o prof. Queijo Barbosa deu início à atividade com a turma do 9 A e Patrick Süskind.
Na semana passada, a educadora Marisa explorou com o grupo a história “João e o pé de feijão”, as crianças fizeram na sala a sementeira de feijões e agora aguardam que as suas sementes comecem a nascer.
Por isso, esta semana escolhi para a hora do conto a história “Ainda nada?”. De manhã, bem cedo, o senhor Luís cavou um buraco na terra e deixou cair uma sementinha. Depois foi lá todos os dias para ver se tinha nascido alguma coisa...Ainda nada?, pergunta ele todas as manhãs ao ver que a semente não nasce.
Uma história simples com uma grande mensagem: a descoberta da paciência – saber esperar, porque a semente precisa de um tempo para germinar, crescer, florir… E os feijões da sala ainda não germinaram, é preciso ter paciência! Ficam aqui alguns trabalhos realizados pelas crianças. Estão lindos!
Esta semana, os alunos do 1º Ciclo, ouviram e exploraram o conto clássico “João e o pé de feijão”. Um menino curioso que trocou uma vaca por feijões mágicos. A mãe do João não acredita, mas aqueles feijões são mesmo especiais e vão mudar as suas vidas para sempre. Com esta história aproveitamos para falar do processo da sementeira, germinação da semente e a constituição das plantas. Os alunos do 1º ano realizaram um desenho da história e os do 2º ano fizeram uma banda desenhada. Parabéns pelos trabalhos!
A exposição “Poemas da Liberdade” espelha bem a temática e o simbolismo. Nesta exposição podemos ver imagens e poemas das principais canções que associamos à Revolução da Liberdade. É sempre oportuno nesta altura do ano recordar o 25 de abril de 1974 e a Revolução dos Cravos, data importante da nossa História, que alterou profundamente a vida de todos os portugueses.
No dia 15 de abril realizou-se uma oficina de poesia com alunos do 3.º ciclo, orientada pela prof.ª Ermelinda Silva e pelo Diretor do Agrupamento, sendo posteriormente selecionados três por um júri constituído pelos professores Fernanda Barros, João Fernandes e Nuno Lima. Todos os poemas sujeitos a concurso encontram-se numa exposição intitulada Poesia (des)confinada, que está patente no átrio da escola sede e inaugurada a 23 de abril, numa singela cerimónia na qual foram entregues prémios, incluindo livros, o que veio bem a propósito neste Dia Mundial do Livro.
Neste Dia Mundial do Livro os nossos leitores partilharam as suas leituras, com frases retiradas de livros, que fizeram e fazem a diferença nas suas vidas.
Para comemorar o Dia Mundial do Livro (23 de abril) a Biblioteca da EB de São Martinho realizou umas páginas digitais com os dois autores que estão na origem desta data: Shakespeare e Cervantes.