Objetivo LeR+

O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

sábado, 27 de novembro de 2021

"Ler sem pressas" - Hora do Conto na EB da Costa

 “Adivinha quanto eu gosto de ti”

Por vezes, as crianças não conseguem expressar o amor que sentem pela família ou amigos. Nesta obra, as lebres, a grande e pequenina, ou mãe e filha, mostram de forma criativa como gostam taaaaaanto uma da outra. Algumas crianças entusiasmadas com esta história e a música de André Sardet disseram o quanto gostavam dos pais: “daqui até Saturno”, “daqui até para lá do monte”, “daqui até ao Mercadona”... Foi engraçado, mas também muito ternurento. E, tu? Quanto gostas dos teus pais?


segunda-feira, 15 de novembro de 2021

"Ler sem pressas" - Hora do Conto na EB da Ribeira

 Nabo gigante

Fechei devagarinho as portas do palácio das histórias tradicionais e abri a cancela da horta para contar a divertida e pedagógica história do Nabo Gigante de Alexis Tolstoi. Foi muito divertido! As crianças deram asas à imaginação e puxaram, abanaram e içaram o nabo gigante, várias vezes, e lá o conseguiram tirar, tal como na história. Depois, riram, bateram palmas e, nesse dia, comeram a sopa toda.

Ana Mafalda


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

terça-feira, 9 de novembro de 2021

"Ler sem pressas" - Hora do Conto na EB da Costa

 O conto “Branca de Neve e os sete anões” fez a delícia dos mais novos. As crianças lançaram mãos à obra e fizeram bonitos desenhos. Não esqueceram o espelho mágico, a maçã  envenenada, a Branca de Neve, os sete anões, a terrível madrasta e o príncipe apaixonado. Não acreditam? Espreitem os trabalhinhos e vejam como tenho razão.

Ana Mafalda Fernandes

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

"Ler sem pressas" - Hora do Conto na EB da Lage

Rapunzel

Os alunos ficaram encantados com o conto Rapunzel. Uma menina muito bonita, com umas tranças compridas, não, muito compridas, quer dizer, compridíssimas, que vivia aprisionada numa torre aos cuidados de uma bruxa (...)