A Hora do conto voltou no mês das Bibliotecas Escolares. Outubro. Para iniciar esta atividade, que ocorrerá de quinze em quinze dias, nas turmas do Pré-escolar do nosso Agrupamento, escolheram-se os contos tradicionais. Quem não se lembra das histórias do Capuchinho Vermelho, da Branca de Neve, dos Três Porquinhos?
Na opinião de especialistas em estudos da criança, estes contos além de preencherem o imaginário e despertarem os sentidos, ajudam as crianças a resolverem as suas próprias emoções e conflitos. As histórias parecem demasiado singelas, mas estão magicamente escritas, não só entretêm como ajudam a criança a compreender a realidade que a cerca. A dualidade bem/mal e os obstáculos que o herói dos contos enfrenta e que no final supera, permite à criança compreender que as dificuldades na vida existem e que há sempre a esperança de as poderem superar.
Cabe-nos, a nós, pais, educadores, professores, contadores de histórias, avós, trazer magia a esse momento de leitura e deixar fruir. Para isso, basta simplesmente entregarmo-nos à história: saborear as palavras, uma a uma, dar voz às personagens e proporcionar magia aos ouvidos de quem escuta. E, assim foi com as primeiras histórias: O Lobo e os Sete Cabritinhos, O Gato das Botas e Os Três Porquinhos.
Era uma vez, duas, três...
A Professora,
Ana Mafalda
Sem comentários:
Enviar um comentário