Objetivo LeR+

O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

sexta-feira, 4 de março de 2022

"Ler sem pressas" - Era ou não era com Miguel Gouveia

Lembram-se do encontro com Miguel Gouveia na Semana da Leitura? Aqui fica o relato dos nossos alunos sobre esse encontro. 




Encontro com um narrador oral

No dia 16 de fevereiro, a escola sede do Agrupamento de São Martinho teve o prazer de receber um narrador oral/ contador de histórias muito conhecido, Miguel Gouveia. É natural de Santo Tirso, mas vive na Figueira da Foz. Já foi professor mas, atualmente, dedica-se à edição, tradução, composição musical e narração oral. E foi para contar histórias que Miguel Gouveia veio à nossa escola. Somos cinco turmas no quinto ano de escolaridade, cerca de cem alunos, por isso, tivemos de nos dividir em grupos, para assistir ao encontro. Em cada turma, os professores escolheram cinco alunos que tiveram o privilégio de estar no auditório com o nosso convidado. Os restantes ficaram na sala e seguiram o encontro via plataforma Teams. 
O narrador oral começou por se apresentar. Em seguida, respondeu a perguntas e finalmente contou três histórias: duas da cultura oral árabe e uma da africana. Foi muito interessante, pois ele tem habilidade para contar, sabe usar adequadamente a voz e o olhar. Para além disso, sabemos que precisa de mais dois “ingredientes”: ter memória para conseguir um repertório interessante e dominar bem cada história; ter capacidade de improvisação. E Miguel Gouveia tem isto tudo, deixando que as histórias “fluam” naturalmente e, nós os ouvintes, ficámos cada vez mais empolgados. Conseguiu «prender-nos» à sua narrativa e transmitir-nos várias «lições» para a vida, como por exemplo: “A razão reside na paciência”, “Não devemos tomar decisões precipitadas. É importante refletir!”.
Durante o encontro, cumprimos todas as orientações que os professores nos deram e estivemos muito atentos. Miguel Gouveia elogiou-nos dizendo que éramos acolhedores, simpáticos e muito bem-educados.
No final, oferecemos-lhe um livro sobre o Agrupamento e outros presentinhos singelos. Adoramos conhecê-lo, ouvi-lo. Estamos muito gratos à Câmara Municipal de Santo Tirso por nos ter proporcionado esta oportunidade. 
Agora, resta-nos satisfazer a imensa vontade de ler o livro «A Manta do José» o que acontecerá nas aulas de português!

Texto escrito pelos alunos do 5º B, revisto e aperfeiçoado pelos do 5º A



Sem comentários:

Enviar um comentário